top of page

Projetos de Pesquisa (vigentes)

2024 - Atual

Estudo do crescimento de fases primárias AlFe em ligas de Al e de camadas intermetálicas em juntas Sn-Bi-X/cobre

Durante a reciclagem de ligas de Al, o acúmulo de impurezas residuais, Fe em particular, muitas vezes leva à formação de compostos intermetálicos grosseiros durante a solidificação que degradam as propriedades mecânicas do produto final. Sabendo do alto custo associado à redução do teor de Fe e/ou emprego de processamento termomecânico para reduzir os intermetálicos, é preferível manipular a morfologia, tamanho e distribuição durante a solidificação. Portanto, avanços relacionados ao crescimento facetado das fases primárias em ligas Al-Fe modificadas com Si, Ni e Mn são essenciais no refino do controle do tamanho, da morfologia e do grau de anisotropia (fator de aspecto) em diferentes condições de solidificação. Os resultados obtidos podem ser úteis no sentido de gerar morfologias que favoreçam propriedades superiores em ligas de Al, ou seja, que viabilizem a produção de ligas mais tolerantes à contaminação com Fe, favorecendo a reciclagem. Outro desafio a ser abordado nesse projeto envolve o crescimento de camadas de reação de ligas Sn-Bi solidificadas e soldadas em substratos de cobre, tópico cada vez mais importante no setor de microeletrônica em função da tendência de miniaturização das juntas soldadas. Camadas intermetálicas produzidas em diferentes condições de exposição e usando diferentes teores de Bi e de elementos de liga, In e Zn, serão examinadas em relacão à morfologia, natureza, direção de crescimento e nanodureza. Análises de solidificação de ligas Sn-Bi-In e Sn-Bi-In-Zn serão realizadas por meio da aplicação de experimentos de solidificação direcional. A combinação de técnicas de caracterização como MEV, DRX, EBSD, nanodureza e microtomografia de raios-x permitirá entender não somente a formação e as propriedades da camada como também a solidificação das ligas Sn-Bi. O intuito é produzir camadas mais estáveis, uniformes, resistentes e com menor segregação de Bi. Essas mesmas técnicas também serão utilizadas no mapeamento dos intermetálicos AlFe para o caso da solidificação das ligas de Al com alto teor de Fe. O desenvolvimento das duas linhas de pesquisa pode resultar na melhoria de propriedades de ligas contaminadas com Fe e na melhoria do controle de camadas de reação em juntas Sn-Bi/cobre..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Aline Gonçalves Capella, Conrado Ramos Moreira Afonso, Bismarck Luiz Silva, Carlos Alberto Della Rovere.

 

José Eduardo Spinelli - Coordenador / UFSCar

 

2021 - Atual

Novos Materiais de Carbono: Suas Aplicações Espaciais, Ambientais e Spin Offs Relevantes

Desenvolvimento da deposição de diamante monocristalino, CVD policristalino e nano cristalino (DNC), além de superfícies de nanotubos de carbono (NTC), com criação de infraestrutura para produção de sementes próprias e de polimento fino; produção de nanopartículas de diamante CVD; evolução em diamond-like carbon (DLC); estudos de aderência e tensões em filmes de diamante; modificações de superfícies a plasma e/ou a laser. Estudos de aplicações destes materiais: em tribologia e lubrificantes sólidos, sensores resistentes a radiação, gerenciamento térmico, supercapacitores, absorvedores de radiação eletromagnética, radiômetros, sensores ambientais, degradação de poluentes, obtenção de água potável, óptica de raios-X, aplicações biológicas e aplicações industriais e espaciais. 

      

Integrantes: Aline Capella de Oliveira / Gislene Valdete Martins / Andre Paulo Tschiptschin / Vladimir Jesus Trava-Airoldi / Adriana Maria da Silva / Claudia Barbosa Ladeira de Campos / Dayane Batista Tada / Izabel Fernanda Machado / Manfredo Harri Tabacniks / Maurício Ribeiro Baldan / Roberto Martins de Souza / Alan Fernando Ney Boss / Erica Freire Antunes / Gisele Aparecida Amaral Labat / Newton Kiyoshi Fukumasu

 

Evaldo José Corat - Coordenador / INPE

 

Financiador: FAPESP

bottom of page